TEORIA DO CAOS – SAIBA MAIS!

em

TÊTE-À-TÊTE

Teoria do caos consiste na ideia de quepequenas mudanças no início de um evento podem desencadear alterações drásticas, profundas e imprevisíveis ao longo do tempo.

A teoria do caos busca explicar fenômenos que não são previsíveis (não-lineares) e, por este motivo, considerados caóticos, pois não há como controlá-los. Esses sistemas, tidos como complexos e instáveis, são baseados na“sensibilidade às condições iniciais”,um fenômeno que caracteriza a impossibilidade de prever resultados futuros devido as mudanças sutis que podem ocorrer no início dos processos.

A teoria do caos pode ser relacionada com vários aspectos da vida cotidiana, como as mudanças climáticas, o crescimento populacional, o mercado financeiro, entre outras situações que representam sistemas não-lineares.

O meteorologista e matemático estadunidense Edward Lorenz (1917 – 2008) foi o precursor dos estudos sobre a teoria do caos. Enquanto realizava simulações sobre o movimento de massas de ar num programa de computador, Lorenz…

Ver o post original 123 mais palavras