A importância da Arte para o discurso feminista

THE BAD IN EACH OTHER

A arte não só identifica a estética de uma determinada época da história, como também expressa crenças, valores, costumes e ideias de uma sociedade. Para entender a arte, deve-se fazer uma análise do contexto em que determinada obra se insere, e assim, muito se percebe sobre os hábitos e anseios do povo retratado.  No início, a arte pertenceu aos reis e imperadores, pessoas que detinham poder acima das classes sociais. Hoje, a arte foi democratizada e pode ser o principal instrumento de manifesto, feito por qualquer pessoa e acessível a qualquer pessoa.

A mulher demorou para ter alguma valorização como artista na história, visto que o próprio Renoir disse certa vez: “a mulher artista é ridícula, mas sou a favor das cantoras e das dançarinas”.  Foram excluídas das artes antes do século XX, pois não possuíam liberdade de expressão e eram consideradas irrelevantes em um sistema patriarcal.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/56/Self-portrait_at_the_Easel_Painting_a_Devotional_Panel_by_Sofonisba_Anguissola.jpg/1200px-Self-portrait_at_the_Easel_Painting_a_Devotional_Panel_by_Sofonisba_Anguissola.jpgSofonisba Anguissola, Self-Portrait…

Ver o post original 633 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s