Trabalho, Pensamento, Tempo-Espaço e Ócio.

道 Ω - Tao Ômega

No ônibus a caminho de casa, lendo Edgar Morin em seu livro “Introdução do Pensamento Complexo”, me deparo com a frase de um filósofo, da qual o contexto escrito no livro não afeta minha reflexão momentânea, que dizia: “…vivemos de morte, morremos de vida – Heráclito.

Ao me deparar com tal frase, meu pensamento voa e transborda, “vivemos de morte”, sem dúvidas, desde no sentido físico-biológico ao sentido sócio-cultural; entretanto a outra oração se mostra ainda mais complexa, “morremos de vida”, abarcando os aspectos anteriores, ela vai as peculiaridades mais rotineiras e comum a todos, o trabalho e o pensamento, sendo a minha reflexão mais profunda na seguinte asserção: No Tempo-Espaço o trabalho se degrada, porém, o pensamento se expande!

Sim, mesmo que o pensamento possa retroceder, ele não se degrada no Tempo-Espaço, sendo este o elemento comum nas duas ações, de trabalhar e pensar, o trabalho por si só…

Ver o post original 176 mais palavras

Deixe um comentário

